segunda-feira, 4 de julho de 2011

A arte na Psicologia



Oi! Hoje eu estava esperando o pessoal chegar para a aula de informática e achei um jornalzinho de Rio das Ostras. Fui lê-lo e achei um artigo super interessante sobre a arte na Psicologia. Se chama "A arte como parceira no processo terapêutico" e é da psicóloga Ana Lúcia Borges. Espero que gostem!

 A história da arte se confunde com a própria história da humanidade. Achados mostram que desde os primórdios o homem se expressa através de produções artísticas, procurando registrar sua forma de vida, seu pensamento e suas emoções. A arte como estratégia terapêutica é tema de inúmeras pesquisas e cursos. O uso de recursos artísticos na na psicoterapia (Arteterapia) tem sido bastante difundido, pois oferece um meio não verbal para expressar emoções e sentimentos quando o uso da palavra é difícil ou está comprometido. Trabalhar com o auxílio da arte possibilita o surgimento de conteúdos simbólicos e fornece um objeto intermediário sobre o qual o paciente e o terapeuta podem se utlizar como facilitador na troca intersubjetiva. A arteterapia pode ser vista como um caminho através do qual o indivíduo pode expressar seus sentimentos de diferentes formas. O uso da arte como "parceira" no processo terapêutico traz a possibilidade de expressar sentimentos adormecidos e até mesmo de entrar em contato com sentimentos desconhecidos. A música, a dança, a pintura, a poesia, a encenação e tantas outras formas de apresentação da sensibilidade humana que são compartilhadas, podem aparecer no setting terapêutico e contribuir para o processo de auto conhecimento promovendo mudanças significativas. Algumas emoções são percebidas a partir do olhar que temos ou da reação que demonstramos diante da arte. E o estímulo ao uso da criatividade também estabelece melhores condições de percepção  da capacidade de realização da pessoa,  trabalhando  sua autoestima,  autoconfiança,  entre outros sentimentos.
A prática clínica nos leva a caminhos tão importantes e diferentes que por vezes precisamos viajar nas asas da sensibilidade e acompanhar o  desenvolvimento de nosso paciente quando este escolhe se expressar através da arte. Como toda história de vida que acompanhamos é única e especial, entendemos que o direcionamento do  trabalho está diretamente ligado ao desejo de crescimento de cada um. Dessa forma a arte é uma bela parceira, pois promove o despertar de emoções que talvez com outros recursos não aparecessem. Criando um excelente momento  para experimentar movimentos e possibilidades desconhecidas,  permitindo que novas sensações  sejam registradas como suaves emoções.

O que vocês acharam? Dê sua opinião!


Beijos, até a próxima!


 Tenho uma paz profunda, somente porque ela é profunda e não pode ser sequer atingida por mim mesmo; se fosse alcançável por mim, eu não teria um minuto de paz. (Clarice Liespector)

0 comentários:

Postar um comentário

 

Sobre Psicologia Copyright © 2008 Green Scrapbook Diary Designed by SimplyWP | Made free by Scrapbooking Software | Bloggerized by Ipiet Notez